Descubra 5 exercícios diários em casa para não perder a forma

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Em tempos de quarentena, é comum que muitas pessoas se sintam desmotivadas por não poderem continuar seus treinos na academia. No entanto, manter uma rotina de atividades físicas é fundamental para não perder a forma. Para ajudar você nessa missão, listamos 5 exercícios diários em casa que você pode fazer para manter seu condicionamento.

Como praticar esses 5 exercícios diários em casa?

Na hora da prática, procure executar os exercícios em circuito, realizando cada um por 30 segundos e iniciando o próximo imediatamente após o anterior. Ao final da sequência dos 5 exercícios diários em casa, descanse por 30 segundos e repita o circuito, completando 3 voltas. Quer começar agora mesmo? Então confira nossas dicas a seguir.

1. Abdominal reto com MedBall

Deite-se em um colchonete com as plantas dos pés no chão e segure a bola com os braços estendidos na frente do corpo. Em seguida, flexione o tronco até próximo aos joelhos, mantendo os braços estendidos. Esse movimento fará com que a bola fique acima da sua cabeça.

Volte lentamente, com o abdômen contraído, e quando o tronco estiver quase encostando no chão, inicie novamente o exercício.

2. Treino com elásticos

As bands são um elemento chave para qualquer série de exercícios diários em casa. Conhecidos pela versatilidade e por serem acessíveis, é possível trabalhar diferentes grupos musculares com eles.

Veja abaixo um treino com elástico extensor:

  • Extensão de quadril: no chão, fique de quatro com as pontas dos pés no chão e o elástico encaixado nos pés. Estique uma das pernas para trás e depois volte para posição inicial. Repita com a outra perna e assim sucessivamente. 
  • Agachamento: pise no meio do elástico e puxe cada ponta por uma mão, fazendo um U com o acessório. Deixe os pés juntos e faça o agachamento do tronco, atentando para posição da coluna.
  • Passada lateral explosiva: em pé, coloque o elástico em torno das coxas, um pouco acima do joelho. Em seguida, dê um passo rápido para o lado e repita o processo até fechar a sequência. Depois, com a outra perna.

3. Exercícios com dumbell

O dumbell é um ótimo acessório para qualquer tipo de treino, em casa ou na academia. Ele promove amplo exercício de atividade motora e é muito útil em treinamentos específicos de vários tipos. 

Alguns dos exercícios recomendados para praticar em casa ou não:

  • Shoulder press: para os iniciantes, é recomendável praticar sentado. Mantenha os cotovelos em ângulo de 90º e abra os braços lateralmente. 
  • Supino: com as palmas das mãos viradas na direção dos pés, faça o supino. Lembre-se de apoiar os glúteos no banco ou mesmo no chão, no colchonete.

4. Kettlebell swing

Esse é um dos exercícios diários em casa que mais exige que você tenha preparo físico e consciência corporal, isso porque, é necessário manter sempre a coluna reta e a respiração cadenciada.

Para realizá-lo, segure o kettlebell com as duas mãos entre as pernas e flexione os joelhos. Em seguida, faça impulso com os quadris para que o kettlebell fique na altura dos ombros, enquanto estende os joelhos.

Os membros superiores devem ficar completamente relaxados e o tronco só deve descer quando os braços chegarem próximos às pernas.

5. Salto com corda

Bastante presente nos boxes de crossfit, pular corda é um exercício fácil de realizar em casa e auxilia na queima de calorias e tonificação das coxas, panturrilhas e abdômen.

Você deve saltar com os pés unidos e para cima sem dobrar os joelhos. O giro da corda deve acontecer devido a movimentação dos punhos, por isso, evite mexer muito os braços.

Seguindo nossas dicas de 5 exercícios diários em casa, você pode criar um circuito de treino e manter a forma mesmo impossibilitado de visitar a academia. Não se esqueça de fazer os intervalos necessários entre cada circuito e beber bastante água.Quer montar o seu home box e começar agora mesmo a se exercitar? Confira nossa site e conheça todas as opções de equipamentos para o seu treino.

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