Atividade Física: Conheça os Benefícios para Corpo e Mente

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Você já deve ter ouvido falar por aí que a atividade física traz benefícios para corpo e mente. Mas o que isso significa no seu dia a dia?

De forma resumida, podemos dizer que os exercícios auxiliam na sua saúde mental e também no funcionamento do cérebro. Além dos benefícios que já são amplamente conhecidos, como prevenção de doenças cardiovasculares e fortalecimento muscular. 

Mas neste artigo vamos explicar mais a fundo as vantagens dos exercícios físicos, principalmente em momentos de muito estresse. Continue lendo e confira!

Atividade física: benefícios para corpo e mente

O sedentarismo já foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um dos principais fatores de risco de morte no planeta. 

Por outro lado, a prática de exercícios físicos traz inúmeros benefícios, que passam pela prevenção de doenças do coração, diabetes e hipertensão. Além de reduzir os riscos de depressão em até 26%, segundo um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard

Então se você quer uma vida mais equilibrada, veja a seguir como a atividade física traz benefícios para corpo e mente. 

Reduz o estresse

Um dos principais efeitos do exercício físico regular é a redução do estresse. Isso acontece porque a prática regula a quantidade de hormônios que podem causar nervosismo e ansiedade, como adrenalina e cortisol. 

Além disso, as atividades estimulam a produção de endorfina, que age como analgésico natural do corpo e aumenta o bom humor. 

Da mesma forma, também existem efeitos mais psicológicos, como o aumento da autoestima e da autoconfiança, que auxiliam na execução de tarefas do dia a dia com mais tranquilidade.

Facilita aprendizagem

O exercício físico também traz benefícios para o corpo e a mente de quem está em fase escolar ou na universidade. Principalmente para os processos cognitivos.

Segundo um estudo publicado na Revista Americana de Fisiologia, atividades aeróbicas (como correr, dançar e andar de bicicleta) estimulam o crescimento de novas células cerebrais, o que facilita a aprendizagem. 

Melhora o sono

De acordo com a Associação Brasileira do Sono (ABS), formada por médicos especialistas na área, cerca de 73 milhões de pessoas sofrem com insônia no país. Se você é uma delas, então preste atenção, porque exercícios físicos podem ajudar. 

Tanto que praticar atividades físicas regularmente é uma das indicações da Cartilha do Sono, documento de recomendações produzido pela ABS junto com a Associação Brasileira de Medicina do Sono (ABMS) e também com a Associação Brasileira de Odontologia do Sono (ABROS).

Atrasa o surgimento de demências

Por fim, a atividade física traz benefícios para corpo e mente também a longo prazo. Um estudo feito com mais de mil mulheres ao longo de 40 anos mostrou que aquelas que possuíam uma vida mais ativa no início da pesquisa demoraram mais para ter problemas de demência na terceira idade. 

Em média, o surgimento dos sintomas foi 9,5 anos depois do que naquelas mulheres que não faziam exercícios. Ou seja, um número bastante expressivo, não é?

Por isso, se você quer saber mais sobre as vantagens da atividade física para a sua saúde mental, acesse nosso artigo “saiba como cuidar da saúde mental na quarentena” e saiba como lidar com o momento atual!

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