Saúde mental e atividade física

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É tempo de cuidar da sua saúde mental! O esporte, a atividade física e uma rotina fitness ainda são muito associados apenas à questão estética e de imagem. Mas o exercício físico vai muito além de um corpo bonito e colabora também, e muito, para aliviar stress e ansiedade.

Estudos realizados e publicados pelo Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte apontam que a atividade física regular diminui os riscos de depressão e que pessoas ativas têm menos risco de serem acometidas por desordens mentais do que as sedentárias.

homem malhando


Com uma explicação mais fisiológica, o exercício físico é diretamente responsável pelo equilíbrio na produção de hormônios em nosso corpo.

Hormônios e saúde mental

Alguma vez, mesmo que você não tenha feito nenhum esforço físico, você sentiu seus músculos cansados?

Isso acontece porque até mesmo o sedentarismo e as posições que fazemos diariamente (muito tempo sentado em um escritório ou em pé no trabalho, por exemplo) são cansativas. O nosso próprio organismo pede algum tipo de movimento para que você reequilibre a produção de 3 hormônios fundamentais para uma mente saudável: a serotonina, dopamina e endorfina.

A serotonina é um neurotransmissor conhecido por nos trazer alegria e influenciar em nossas emoções de maneira positiva, favorecendo o relaxamento e melhorando o bem-estar.

A dopamina trabalha na regulação do humor e do estresse, além de ser responsável pelo exercício da memória, melhora da concentração e do apetite.


E a famosa endorfina é responsável por regular funções do sistema nervoso… também garantindo o relaxamento e a reação do corpo à tensão.

Ela também contribui para elevação da autoestima, que, consequentemente aumenta nossa motivação para concluir tarefas e perseguir metas.

mulher se exercitando em casa


Quando em desequilíbrio, esses hormônios podem levar a transtornos mentais, especialmente à depressão. A atividade física para saúde mental torna-se, então, um desejo do próprio organismo para aliviar o mau humor, a indisposição e o mal-estar que a gente está sentindo.

Atenção, sensação de controle e atitude positiva


Quando você está se exercitando sua atenção é plena naquilo que está fazendo. Se a gente mantém a mente ocupada com o exercício, temos uma folga de nossas preocupações e emoções negativas. É por isso que muitas pessoas utilizam o exercício físico como uma forma
de terapia e até mindfulness, de meditação. Porque é realmente você focar no aqui, no agora, estar no presente e querer finalizar aquela tarefa.

Outra coisa muito legal é a sensação de controle do próprio corpo que você tem durante o exercício físico. Se na vida você parece que as vezes perdeu o controle de tudo, o exercício físico pode ser o escape para a percepção de que tudo só depende de você.

Se às vezes você tem aquele pensamento negativo ou mesmo pessoas com algum distúrbio acreditam que não possuem controle sobre a própria mente e corpo, com a prática contínua de atividade física, a pessoa começa a se conhecer, conhecer seus limites e saber que pode ultrapassá-los e construir mais segurança em si mesma, e, consequentemente, acreditar mais em si mesma.

Percebeu como a atividade física vai muito além de um corpo bonito e é essencial para manter a sua saúde mental? Falamos mais disso nesse post.

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