Conheça os Principais Benefícios do Crossfit

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Os benefícios do Crossfit são diversos. Trata-se de uma modalidade de treinamento de condicionamento físico e força que tem como base os movimentos funcionais, que são realizados em alta intensidade e sofrem variações frequentes. E conhecer os principais benefícios do Cross é fundamental.

O programa foi desenvolvido pelo preparador físico Greg Glassman na década de 90 e, desde então, está em um processo constante de expansão a nível mundial.

No Brasil, segundo levantamento da diretoria do CrossFit Inc., há cerca de 1200 academias — também conhecidas como boxes — no país. 

Desde 2009 — quando o primeiro boxe foi inaugurado, no estado de São Paulo — até 2013, havia apenas 20 boxes no total. Portanto, nos últimos 6 anos, o crescimento foi de 5900%.

Grande parte desse aumento exponencial se deve ao fato de não haver restrições para a prática, além dos resultados serem superiores aos de outras atividades físicas.

Como o Crossfit funciona?

Basicamente, o treino combina diferentes exercícios e os benefícios do Crossfit trazem melhorias para o corpo de uma forma que todas as capacidades físicas sejam otimizadas.

Normalmente, os movimentos são derivados do levantamento de peso, da ginástica olímpica, do atletismo e de outros esportes. 

O treinamento é dividido em três etapas:

  1. Aquecimento — preparação do corpo para executar os movimentos com segurança;
  2. Técnica — entendimento sobre a maneira correta de realizar os exercícios;
  3. WOD — Workout of the Day, em tradução livre, missão do dia.

A intensidade dos exercícios é alta e dura, em média, de 40 a 60 minutos, desafiando limites corporais e mentais. 

Benefícios do Crossfit

O Crossfit proporciona bem-estar, resistência cardiovascular, potência, resistência física, velocidade, resistência respiratória e inúmeros outros benefícios. Abaixo, conheça mais alguns benefícios do Crossfit.

Emagrecimento

A intensidade do treinamento de Crossfit, além de melhorar o condicionamento físico, faz com que o corpo inteiro seja trabalhado eficientemente.

Com isso, a depender do quão intenso o treino for e da repetição dos movimentos, até 1000 calorias podem ser queimadas em apenas 1 hora. 

Flexibilidade

A flexibilidade é essencial para que o corpo funcione, visto que ela tem a função de aumentar o alcance dos movimentos e tornar a realização dos exercícios mais fácil e segura, pois previne lesões causadas por estiramento muscular.

Ademais, ela também traz melhorias para o fluxo sanguíneo que é direcionado aos músculos, sendo importante para a saúde corporal de forma geral. E é através de alongamentos, exercícios e repetições realizadas durante o treino que o Crossfit aumenta a flexibilidade..

Benefícios do Crossfit para Redução de estresse

Assim como a maioria das atividades físicas, praticar treinos de Crossfit libera hormônios como a serotonina, endorfina, ocitocina e dopamina no corpo, responsáveis pela sensação de prazer.

Com isso, há melhoria no humor e no bem estar. Esses hormônios são fundamentais para a saúde corporal, mental e emocional.

Mobilidade muscular

Também é imprescindível ter uma mobilidade boa para executar os movimentos com segurança e não lesionar o corpo.

Os exercícios do Crossfit protegem as articulações e, ao mesmo tempo, as fortalece, aumentando a mobilidade e otimizando o desempenho do praticante enquanto ele se exercita.

É possível praticar Crossfit em casa?

Em tempos de pandemia e isolamento social, os boxes estão fechados. No entanto, é possível continuar praticando os exercícios de Crossfit em casa de forma prática, rápida e até mesmo mais econômica. 

E, para que os benefícios do Crossfit possam ser percebidos e as atividades sejam realizadas com segurança, é importante ter os equipamentos indicados.

Um exemplo de exercício que pode ser executado em casa é o single under, que é, simplesmente, o pulo simples de corda. 

E é importante ter uma corda que se adapte à sua altura, pois facilita o giro e permite o ganho de velocidade, como a Hele Jump Rope Bearing

Há também acessórios que podem ser utilizados, como a Power Band Hele Fitness, que possui utilizações diversas — desde treinos de resistência, exercícios de estabilização, trabalho de mobilidade, etc.

Esses e outros materiais, como anilhas para musculação e kettlebell para hipertrofia, podem ser encontrados na Hele Fitness, que disponibiliza um home box para quem deseja iniciar a prática do Crossfit em casa.
Entre em contato para solicitar mais informações e, lembre-se, o seu limite fica bem depois daquela vontade de parar!

Você também pode saber mais sobre 5 Exercícios com Kettlebells para Hipertrofia.

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email