Como Escolher Barra Olímpica? 7 Dicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Treinar em casa se tornou a alternativa mais viável e segura nas últimas semanas. Para isso, porém, é importante saber como escolher barra olímpica de boa qualidade, será que você sabe?

Embora os equipamentos de uma academia ou box pareçam todos meio parecidos para um leigo, a verdade é que sua escolha precisa ser técnica.

É importante conhecer detalhes da barra e de seu funcionamento para não colocar os resultados em risco.

Para te ajudar nessa tarefa, reunimos dicas essenciais para não errar na compra, confira!

Entenda o que é importante no uso de uma barra olímpica

Um dos movimentos que você precisa dominar no crossfit se chama snatch.

Nesse movimento, a barra olímpica sobe em um único impulso até o braço ficar estendido. Depois, eleva até o topo da cabeça, para então voltar ao chão.

Agora imagine como seria esse movimento se você não conseguisse segurar a barra devidamente. Ou se o equipamento não permitisse a mobilidade adequada.

O que acontece é que as barras são produzidas para tentar minimizar qualquer risco ou desconforto para os praticantes.

Em competições, principalmente, todo detalhe é essencial para que o atleta consiga performar em seu melhor. Mesmo que seja para treinar em casa, é preciso ficar atento à capacidade de precisão e segurança para os exercícios. 

Uma barra que não tenha um tamanho ou pegada adequados, por exemplo, tende a comprometer o seu treino. Por isso, é importante avaliar diferentes critérios antes de escolher um produto de boa qualidade.

Saiba como escolher barra olímpica para treinar em casa

Quando você realiza um agachamento ou supino, o movimento do corpo causa rotações na barra, e as anilhas tendem a reagir da mesma forma.

Se a barra não tiver rolamentos adequados, essa rotação vai causar desequilíbrio ou mesmo impedir uma movimentação segura e rápida como você precisa.

É por isso que na hora de escolher barra olímpica é importante ficar atento a fatores como:

  1. capacidade máxima de peso: essa informação é importante pois nela você consegue identificar se a matéria prima na fabricação da barra é de qualidade, quanto mais peso uma barra aguentar, mais qualidade ela tem;
  2. base: o material utilizado na barra influencia tanto na durabilidade quanto na pegada. É preciso um grip que favoreça a pegada firme, com ranhuras que estimulem a aderência e segurança nos movimentos;
  3. tamanho: as barras olímpicas padrão pesam 15kg e têm 2m para as mulheres e 20kg e 2,20m para os homens;
  4. revestimento: o revestimento da barra é mais importante no centro da barra e nas pegadas. Existem diferentes tipos, como o Cerakote, black chrome e hard chrome, por exemplo. No entanto, existem outros mais simples, como acontece nas barras zincadas;
  5. espessura: as barras olímpicas femininas contam com diâmetro diferente da masculina, fique atento. Além disso, é importante verificar a textura, que contribui para a pegada correta. Vale também considerar também o revestimento da pegada;
  6. PSI: uma barra pode envergar durante o uso, mas nunca empenar. Em geral, equipamentos de liga de aço de 190 PSI costumam ser os mais buscados;
  7. rolamento: um dos fatores mais decisivos na escolha de uma barra são os rolamentos, pois é a quantidade e tipo de rolamentos, que vai definir o que você procura. Se precisa de uma barra para treinar apenas finais de semana, talvez um rolamento mais simples dê conta do recado, mas caso você queira treinar todos os dias e já tem uma boa base dos movimentos, o mais indicado é comprar uma barra com rolamentos de agulha e com bucha de bronze, pois são mais eficazes para garantir suavidade, segurança e rapidez no movimento.

Também convém mencionar que a padronização das barras é muito relevante, assim como a finalidade.

Busque produtos que tenham descrição clara sobre serem multiuso ou focadas em uma única atividade como powerlifting, por exemplo. Dessa forma, você terá certeza de que está levando o produto correto para casa.

Em resumo, para saber como escolher barra olímpica, é importante ler com cuidado os componentes e adequar às suas necessidades.

Conclusão

Detalhes simples vão ajudar muito a melhorar seu desempenho, por isso sempre busque equipamentos de qualidade.

E se você ainda está em dúvida sobre qual comprar, aproveite para dar uma olhada nas barras olímpicas da Hele Fitness!

A loja online oferece apenas opções de boa qualidade para o seu treino! 

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email