Kettlebell: como melhorar sua técnica?

mulher com kb swing
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O kettlebell é um acessório versátil que pode te ajudar a trabalhar o corpo todo. Mas existem algumas dicas e cuidados que é preciso ter para usá-lo corretamente, o que diminui o risco de se machucar e proporciona uma melhor performance em seus treinos e melhora da sua técnica.

O kettlebell swing, ou balanço com kettlebell, é muito usado em aulas de treino funcional e também no CrossFit, já que foca em força e potência e envolve músculos posteriores da coxa, abdominais e ombros. Para fazer uma execução correta é preciso também de coordenação e prática.

O movimento do swing é sobre força e explosão de quadril, pois essa região é predominante. Então, é preciso um forte impulso de quadril para que, com a velocidade gerada, o peso possa subir, usando minimante a força dos braços e, consequentemente, cansando menos os membros superiores e mantendo séries maiores.

É muito importante que você mantenha a região do core ativa e contraída para que, na descida do peso, você possa receber essa carga com segurança.

Para uma resistência melhor e mais repetições, é fundamental que você consiga coordenar o movimento do kb com sua respiração, inalando o ar na descida e exalando na subida do peso.

Kettlebell Swing Russo x Kettlebell Swing Americano


Aqui a diferença de movimentos é muito simples: no padrão russo, o peso é elevado apenas até a altura da linha do rosto/ dos olhos.

O padrão americano, exige um pouco mais de força, e elevamos o kettlebell acima da cabeça.

swing americano
Kettlebell Swing Americano

swing russo
Kettlebell swing russo

Outros exercícios com Kettlebell


Além do swing, existem outras diversas possibilidades de se trabalhar com esse equipamento:


• Movimentos de CrossFit: Clean, Push Press, Snatch e Thruster são movimentos que podem ser feitos utilizando 1 ou 2 kbs. São muito utilizados mesmo nos treinos na box e você pode fazer em casa.


• Agachamento ou passada : o kb pode ser utilizado como peso extra para trabalhar exercícios locais com foco em pernas e glúteos.


• Remada/ bíceps: fortalecer membros superiores com kb? Isso mesmo! Existe uma grande gama de movimentos locais para braços ombros e peitoral que você pode executar com o kettlebell.

core com kb
Trabalho de core com Kettlebell

Cuidados


• Preste atenção na carga e não se exceda, então adquira um kettlebell que você consiga dar conta do peso e execute os movimentos de forma correta e sem perigo de lesão.


• Atenção para o alongamento e aquecimento antes do uso! Os movimentos de Superman e hollow rock são ótimos para preparar o core e a lombar. Segure por 30 segundos em cada posição 3x.


• Foque em usar pernas, quadril e core, e evite ao máximo sobrecarregar a lombar durante o movimento. Se necessário, busque orientação profissional.

Na Hele temos várias opções de carga de kettlebell, para iniciantes a avançados! Garanta agora em nosso site.

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