Core: Qual é a Importância de Fortalecê-lo para o Crossfit?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

O crossfit é uma modalidade de atividade física voltada para o condicionamento físico que vem ganhando cada vez mais popularidade. Com essa popularização, outro termo ganhou destaque: o core. Mas, afinal, o que é e qual é a importância do core na prática de crossfit? 

Neste artigo, explicaremos a relação dos dois termos e a importância das atividades para o fortalecimento da região. Confira!

O que é o Core?

O termo vem do inglês e significa “centro”, “núcleo”. Assim, de forma resumida, podemos dizer que o core é a região central do nosso corpo: abrange os músculos profundos do abdômen, dos quadris e da região pélvica.

Ao todo, são 29 pares de músculos cuja finalidade é manter a estabilidade e a sustentação do nosso corpo. O core é considerado o centro de gravidade. Os principais músculos do grupo são os abdominais, lombares, glúteos e oblíquos.

Benefícios do fortalecimento 

Antes de mais nada, por estar diretamente relacionada ao alinhamento corporal, trata-se de uma região muito importante para a manutenção da postura adequada durante os treinos. Muitos exercícios dependem desses músculos e o fortalecimento da região evita lesões e gera torque (força). 

Dar a devida atenção a esses músculos traz diversos benefícios. Alguns deles são: 

Aumento da estabilidade e maior equilíbrio

Estamos falando da base central do nosso corpo. Alguns dos músculos dessa região estão ligados à pelve e à coluna, de modo que fortalecer o core permite que o corpo fique mais firme e os movimentos sejam mais eficientes.

Melhora a qualidade de vida

Estudos indicam que ter um core fortalecido proporciona uma vida com menos dores e desconfortos na lombar, cervical e na coluna em geral. Saiba mais sobre a importância do core para a coluna aqui

Redução dos riscos de lesão

Especialmente na prática de exercícios físicos intensos, como no caso do crossfit, a boa postura faz toda a diferença. Para mantê-la, é necessário ter um core fortalecido.

Melhor desenvolvimento de potência

Neste sentido, ter estabilidade no core permite que mais potência seja gerada, uma vez que os movimentos também são mais firmes e direcionados. 

A importância do core no crossfit

O crossfit é uma modalidade funcional que busca desenvolver a resistência muscular, o condicionamento físico, equilíbrio e força. Tendo isso em mente e sabendo qual é a funcionalidade dos músculos centrais do corpo humano, fica mais clara a relação entre os dois termos.

Tanto nos objetivos do crossfit quanto na prática em si, o core é primordial. Ter um core forte auxilia na estabilidade ideal para a prática de exercícios, e os exercícios funcionais propostos pelo crossfit também cumprem um importante papel no fortalecimento desses músculos.

Como fortalecer o core

No entanto, agora que você sabe os benefícios e a importância deste fortalecimento para o crossfit, deve estar pensando que é algo difícil e inacessível.

Mas não é!

Você pode fazer exercícios simples na sua casa e melhorar a estabilidade do seu corpo. 

Confira alguns exercícios para proteger a coluna aqui

Seja por preferir fazer atividades em casa ou devido ao fechamento das academias neste cenário de pandemia, os equipamentos e acessórios da Hele Fitness podem te ajudar muito.

Crie seu próprio espaço funcional com produtos de excelência e aprovados por médicos especialistas! Clique aqui e saiba mais. 

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email