Crossfit e corrida: Maior performance para corredores?

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Muito se fala sobre novas maneiras para que atletas de corrida possam aumentar sua performance. É comum a realização de outras modalidades esportivas como musculação e natação. Uma das maneiras que vem sendo muito utilizada é aliar crossfit e corrida.

O principal objetivo do crossfit é aumentar ao máximo o condicionamento físico do praticante, sempre buscando os limites do atleta e superando-os. Portanto a prática desse tipo de treino pode ser muito útil para atletas de outras modalidades.

O que é o crossfit?

O crossfit é um programa de treinamento criado em 2000 por Greg Glassman nos EUA. Utiliza exercícios funcionais para atingir ganho de força e melhoria do condicionamento físico.

Estes exercícios podem ser realizados com o peso corporal ou com carga e intensidade elevadas. Nos treinos são realizados diversos tipos de exercícios buscando trabalhar todas as capacidades físicas: resistência cardiovascular e respiratória, força, potência, coordenação, precisão, equilíbrio, velocidade, flexibilidade e agilidade.

Crossfit e corrida – Combinação perfeita

No caso dos corredores pode ser uma grande vantagem aumentar algumas capacidades físicas aliando crossfit e corrida. 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Bellarmin International Journal of Sports Physiology and Performance, nos Estados Unidos, e publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance, confirmou que realizar treinos de crossfit melhora a performance de corredores em provas de 5km.

Ao final do experimento realizado com dois grupos de atletas (um que executava um plano de corrida polarizada enquanto o outro fazia um plano de dois dias de corrida intensa e dois dias de crossfit), foi comprovado que a variação na intensidade dos treinos de crossfit e corrida foi um diferencial no aumento de performance dos atletas.

Boas práticas para os corredores que treinam crossfit

A prática de crossfit é segura para atletas de outras modalidades, como os de corrida, basta lembrar-se que são treinos de alta intensidade. 

Para que você atinja os resultados esperados, busque fazer treinos de crossfit em dias que você não corra ou nos quais a corrida será leve. Assim você vai descansar os grupos musculares mais exigidos na corrida enquanto fortalece outros, como abdômen e membros superiores.

Fique atento à sua alimentação antes e depois do crossfit. Uma boa ingestão de carboidratos é essencial para que seus músculos se recuperem bem de um treino de intensidade tão alta.

Além disso lembre-se de descansar corretamente. Tenha uma boa noite de sono e, no dia seguinte ao treino de crossfit, faça treinos leves de corrida e mantenha-se bem hidratado.

Conclusão

Crossfit e corrida são ótimos aliados para melhora de performance. Inclua o crossfit na sua planilha de treinos e você terá aumento na capacidade cardiovascular e respiratória, resistência e potência muscular, entre outras capacidades.

Agora que você já sabe os benefícios do crossfit para a performance dos atletas de corrida é hora de começar a praticar.Neste sentido, a qualidade dos equipamentos usados é muito importante para realização dos seus treinos. A Hele Fitness é especializada em equipamentos para crossfit, para que você tenha a garantia de segurança, qualidade e dos melhores resultados.

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