Kettlebell — Saiba como Escolher o mais Adequado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

O mundo todo está passando por uma fase na qual tornam-se necessárias algumas adaptações. E se você é um praticante de atividades físicas, apesar das limitações impostas pelas circunstâncias, não é hora de ficar parado. Muito se tem ouvido falar sobre o Crossfit e seus benefícios. Principalmente no que tange ao desenvolvimento físico e à qualidade de movimentos. Um ótimo modo de começar suas práticas é fazendo uso de um kettlebell. Mas você sabe como escolher os equipamentos mais adequados para você? Se ainda não, fique ligado com a gente e aproveite estas dicas.

Escolhendo o kettlebell

Existem alguns fatores principais que devemos levar em conta na hora de escolher o kettlebell adequado. Entre os principais, estão:

  • Material;
  • Peso;
  • Idade;
  • Gênero;
  • Condicionamento físico;
  • Finalidade;
  • Resistência;
  • Experiência com o esporte.

Material de produção

Basicamente, o Kettlebell é uma bola feita de ferro fundido com uma alça. Mas para que os movimentos sejam suavizados, atualmente, esses equipamentos são revestidos. Os melhores são aqueles com micro texturização eletrolítica, que garante maior durabilidade, segurança e controle na pegada. Pois o revestimento da alça evita a formação de calosidade nas mãos, ainda que alguns prefiram utilizar luvas para exercitarem-se.

Igualmente importante, é dar preferência pelos que possuem carga simetricamente equilibrada, facilitando os movimentos, garantindo o conforto e a segurança. Além da alça larga, o que torna possível segurá-lo com as duas mãos. 

Peso adequado do kettlebell

Para que haja um melhor desempenho, o peso escolhido deve conciliar alguns fatores. Assim, não só a busca de seus propósitos e interesses, mas também, a capacidade física atual devem ser levados em conta. 

Assim, preferivelmente, aconselha-se o uso de dois pesos diferentes para os exercícios. Sendo um, mais leve, para as séries de exercícios nas quais são necessárias mais repetições (de 8 a 12Kg). Bem como, um segundo, mais pesado, visando um maior  desempenho na ativação da musculatura.


Frisando outra vantagem de adquirir um peso mais leve, juntamente com um mais pesado. Pois, mesmo um atleta, por estar iniciando com equipamento de kettlebell, terá uma maior segurança para a saúde muscular. Isso, devido ao fato de um excesso de peso tornar possível a ocorrência de lesões, principalmente na região das costas.

Gênero

Para homens que estão iniciando, os modelos entre 12 e 16 Kg são os mais indicados. Caso estes sejam fisicamente ativos, o equipamento de kettlebell ideal seria de 16 Kg. No entanto, no caso de homens com uma maior resistência, indica-se kettlebells de 20kg a 32 kg.


No caso das mulheres, estas podem iniciar a prática com equipamento de kettlebell com o modelo de 8 Kg.  E assim, aumentando posteriormente de acordo com a resistência, alcançando pesos de 12 a 16Kg. 

Finalidade do kettlebell

Tão importante quanto decidir o peso e o modelo, é escolher qual o propósito do treino. O seu uso de forma correta leva ao ganho de massa, definição muscular e aumento de resistência física. Caso deseje explorar novos materiais para contribuir para um melhor desempenho na musculação, pode-se dar preferência a um peso intermediário. Uma vez que já pratica exercícios, pode-se levar em conta a resistência pré-existente do atleta.

Mas para iniciantes desejosos por iniciar treinos caseiros neste tempo de confinamento, a melhor alternativa, certamente, são os mais leves.

Vantagens do uso do kettlebell

Assim, é possível usar o kettlebell de diversas formas, e, a partir disso, desenvolver uma vasta gama de exercícios completos. Podendo-se, não apenas trabalhar toda a musculatura corporal, como também fazer exercícios aeróbicos. Um ótimo exemplo é o swing, que é altamente versátil em termos de programação da atividade. Por sua vez, melhora a performance dos atletas de diversas modalidades.

Além de desenvolver a força e a potência, o seu uso gera estabilização do tronco e da força rotacional. Outra vantagem, é o endurecimento muscular, bem como a perda de gordura, gerados pelos movimentos repetitivos. Tendo, entre seus maiores benefícios, o condicionamento cardiovascular, juntamente com os demais benefícios já mencionados. 

Logo, o importante é buscar uma empresa séria e que entenda do assunto. A Hele Fitness é uma excelente escolha. Com certeza, há profissionais dispostos e capacitados a auxiliar na escolha do melhor kettlebell. Entre em contato e conheça nossos produtos.

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email