A Importância da Limpeza das Barras Olímpicas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Os cuidados com o seu treino não se limitam aos exercícios realizados. É preciso fazer a limpeza das barras olímpicas de forma adequada. Você sabe como realizar essa higienização?

Durante a pandemia de coronavírus, a higiene se tornou ainda mais indispensável. E não se trata apenas de proteger a si mesmo, mas também de aumentar a durabilidade dos equipamentos. 

Para entender melhor a importância desse cuidado, confira o artigo a seguir. Boa leitura!

Entenda porque a limpeza das barras olímpicas é essencial

O uso de magnésio nas mãos é absolutamente comum nos treinos de crossfit. O suor tende a comprometer a aderência da pegada na barra olímpica. O papel do magnésio é absorver a umidade e facilitar o movimento. Ao final de uma aula, não é raro que o equipamento fique todo esbranquiçado. E mesmo para o uso em casa, o acúmulo da substância não é incomum. 

No entanto, para manter a lubrificação e a mobilidade adequada da peça, esse acúmulo é prejudicial a longo prazo. A limpeza é parte do processo que vai garantir um funcionamento correto, bem como aumenta a durabilidade da barra. Peças em aço tendem a oxidar, por isso demandam cuidado. 

Saiba como fazer a higienização adequada do equipamento

Antes de qualquer coisa, é interessante diferenciar a limpeza regular das barras e as higienizações completas. Para o dia a dia das condições atuais, o álcool 70 tem sido a recomendação, especialmente para barras compartilhadas. Além disso, é possível passar outros materiais de limpeza para evitar possíveis contaminações.

Em se tratando da limpeza das barras olímpicas por completo, o processo é um pouco mais complexo. No geral, você vai precisar de 1 escova com cerdas de nylon e um óleo 3 em 1 de boa qualidade. Em alguns caso pode ser usado um WD-40. Esse produto é suficiente para lubrificar externa e internamente, além de desengraxar a barra olímpica.

Com a escova, o ideal é retirar o excesso de magnésio e depois aplicar o óleo, escovando novamente. Vale deixar o produto por alguns minutos e depois limpar com uma toalha seca. A manga da barra merece um cuidado especial nos encaixes. 

Para lubrificação interna, é necessário desafixar os rolamentos das mangas e colocar algumas gotas de óleo nos locais dos anéis e então remontar. Para quem não tem muita prática ou utiliza a barra olímpica apenas em casa, não é uma necessidade tão ampla quanto em boxes ou academias.

Veja com qual frequência fazer a limpeza das barras olímpicas 

A limpeza das barras olímpicas no dia a dia precisa acontecer ao final de cada utilização. Um simples pano umedecido em álcool é suficiente. Dependendo da intensidade de utilização, é importante também escovar a região ao final do dia.

A lubrificação interna é indicada pelo fabricante realizar de 3 em 3 meses. Esse cuidado vai aumentar a durabilidade e garantir a precisão da barra durante os exercícios. O deslize correto é indispensável para a mobilidade dos movimentos.

Em resumo, a limpeza das barras olímpicas é indispensável em qualquer situação. Atualmente, há um cuidado maior em relação a infecções, contudo, é importante manter os equipamentos devidamente higienizados regularmente. Essa atenção vai garantir que a barra se mantenha em boa qualidade, diminuindo sua depreciação. 

Se você quer investir em equipamento de alto nível, aproveite para conferir as barras olímpicas da Hele Fitness! Com produtos de boa qualidade e higienização adequada, você terá uma barra para toda a vida!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email