LPO no Crossfit: Tudo que Você Precisa Saber

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Criado com o objetivo de demonstrar quem detinha mais força, o Levantamento de Peso Olímpico (LPO) já foi utilizado em seleção para novos soldados em exércitos e como atração circense antes que tomasse a forma de esporte, sendo considerado uma das modalidades mais antigas entre as disputadas nos jogos olímpicos. E LPO no Crossfit e tudo que você precisa saber.

Atualmente, o LPO no Crossfit visa agregar o desenvolvimento das pessoas oferecendo um treinamento funcional completo. Continue a leitura e conheça mais sobre esse esporte milenar!

O que é LPO no Crossfit?

Os praticantes de Crossfit e os interessados em praticá-lo provavelmente já se depararam com o levantamento de peso. Sendo uma das práticas mais utilizadas, o LPO no Crossfit vem ganhando adeptos por sua extensa possibilidade de movimentos em um único treinamento. 

Além disso, o LPO demonstra eficácia no aumento de velocidade, potência, desempenho, força e flexibilidade, pois todos os grupos musculares são trabalhados durante o treino. A prática pode — e deve — ser utilizada como complemento a outros esportes. Por exemplo, atletas da natação, do futebol, da corrida, entre outros, podem agregar o LPO aos seus treinamentos.

Como funciona o treino?

Qualquer pessoa pode praticar o LPO, desde crianças até pessoas de idade, proporcionando melhora nas habilidades físicas e servindo de auxílio para a realização de atividades que exigem esforço no dia a dia.

Retomando o exemplo do atleta, que já realiza um treino adequado ao seu esporte, o levantamento de peso tende a prevenir possíveis lesões e melhorar a desenvoltura do desportista durante uma prova ou maratona. O nadador, por exemplo, terá repentina melhora em seus movimentos, pois a potência e a força gerada pelo LPO proporcionarão isso.

O interessado em agregar o LPO no Crossfit deve seguir uma sequência de movimentos, garantindo uma performance longe de riscos. Para iniciar, o ideal é ter uma barra olímpica e anilhas de acordo com a capacidade física do praticante, iniciando o treino apenas com a barra até que saiba realizar todos as ações corretamente.

Segure a barra com as palmas das mãos viradas para você e siga os movimentos adequados:

  • deadlift: com o abdômen contraído e a coluna arqueada, retire a barra do chão e traga-a até a cintura, finalizando com a coluna ereta;
  • shrug: estenda o quadril, encolha os ombros, pressione os pés contra o chão e concentre sua força para realizar o próximo passo;
  • high pull: com os cotovelos apontados para cima, a barra será trazida à altura do peitoral, realizando a remada alta;
  • clean: traga a barra à altura dos ombros, com os cotovelos direcionados para frente, flexionando os joelhos levemente para diminuir o impacto da carga, as palmas das mãos devem estar viradas para cima;
  • jerk: posicione a barra acima de sua cabeça, coloque as pernas uma à frente e outra atrás e, depois de estabilizada a barra, volta as pernas à posição paralela.

Qual a diferença entre Crossfit e Weightlifting?

Weightlifting é o termo em inglês para levantamento de peso, em tradução livre. Essa prática consiste no treinamento repetitivo do LPO e é um dos movimentos mais importantes dentro do Crossfit.

Já no Crossfit, além do treinamento de LPO, há outras atividades de alta intensidade, como modalidades que envolvem ginástica e atletismo, oferecendo um método completo que torna o treino mais dinâmico sem ficar repetitivo.

Gostou de conhecer sobre o LPO no Crossfit? Talvez esse seja o momento perfeito para começar a praticá-lo e você pode fazer isso no conforto do seu lar.

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