Entenda o que é Sedentarismo e as Consequências para Sua Saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Quantas vezes por semana você faz atividade física? Se a resposta for zero, ou perto disso, pode ser que a sua saúde esteja em um caminho preocupante! Então confira neste artigo o que é sedentarismo e consequências dessa condição para a sua saúde. 

Para começar, vale explicar um pouco melhor a pergunta que fizemos inicialmente. Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda, pelo menos, 150 minutos de atividade física moderada ou intensa por semana. 

E aqui não entram as caminhadas para pegar o ônibus ou aquele pequeno lance de escada até o trabalho. Afinal, essas atividades gastam energia, mas não são suficientes para aumentar a frequência cardíaca e fortalecer os músculos. 

Por isso, se você está abaixo desse número, pode ser que sofra com o sedentarismo. A seguir, vamos explicar em mais detalhes do que se trata esse problema e como ele pode influenciar na sua saúde. Confira!

O que é sedentarismo e consequências?

Segundo o dicionário, sedentária é aquela pessoa que “não anda, nem faz exercício”. Mas, como você viu, a definição vai um pouco além disso. São considerados sedentários aqueles que não praticam atividades físicas regulares, durante um período mínimo na semana. 

Para estar de acordo com a recomendação da OMS por exemplo, uma pessoa precisa praticar esportes três vezes na semana, por 50 minutos. Ou então, deve se movimentar cinco vezes na semana, por 30 minutos diários. Já quem fica abaixo da marca geralmente está sedentário. 

Graus de sedentarismo

Além disso, existem autores que explicam o que é sedentarismo e consequências desse problema para a saúde por meio das categorias que você vai ver a seguir.

  • 1: Aquela pessoa que fica sempre sentada, não carrega peso e mal consegue caminhar alguns metros. 
  • 2: Pessoas que ficam sempre sentadas, raramente carregam peso e caminham poucos metros.
  • 3: Nesse grupo, se encaixam aqueles que caminham eventualmente, sobem escadas e carregam algumas compras. 
  • 4: Aqueles que caminham periodicamente, mas de forma lenta, e carregam pouco peso. 

Consequências do sedentarismo

Segundo o Ministério da Saúde, mais de 47% dos brasileiros se encaixam em uma dessas categorias, pois praticam atividade física insuficiente.

Essa parcela da população corre sérios riscos de saúde. Afinal, o risco de morte aumenta em até 30% para pessoas sedentárias. Isso porque a falta de exercícios físicos é um fator que contribui para o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e o diabetes, assim como as cardiovasculares e a alguns tipos de cânceres. 

Além disso, o Ministério da Saúde também alerta que três em cada cem mortes que acontecem no país tem ligação com a falta de atividade física

Ou seja, praticar atividades recorrentes deve fazer parte da rotina de qualquer um que deseje ter uma vida saudável. 

E agora que você sabe o que é sedentarismo e consequências desse problema no seu dia a dia, procure se manter dentro das recomendações da OMS.

Se ir até uma academia é difícil para você, considere fazer outras atividades, como crossfit e treinos funcionais.

Ou então busque formas de levar essas atividades até a sua casa.

Aqui no nosso blog, por exemplo, nós mostramos tudo que você precisa saber para montar uma home box. Confira e deixe o sedentarismo de lado!

Assine nossa Newsletter e receba conteúdos exclusivos Hele Fitness!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email